ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Você sabe o que é uma viagem exploratória?

Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos

Publicado em 28 de Julho de 2021

Antes de ir para ficar um período mais longo em um país, algumas pessoas optam por fazer primeiro uma viagem mais curta exploratória, mas o que isso significa exatamente?

Alguns intercambistas interessados em uma possível residência permanente, vão para o destino de interesse por um período mais curto de tempo, com o objetivo de conhecer e saber se o país é o que as pessoas falam, o que as pesquisas mostram e se realmente está dentro do que ele procura.

Sim, um intercâmbio mais longo significa um investimento mais alto e pode envolver largar o emprego, vender pertences, carro e às vezes até mesmo imóveis, por isso, algumas pessoas antes de darem este passo tão importante preferem realizar uma espécie de test drive no destino.

Embarcar para um mês de intercâmbio é uma ótima opção, você avalia como está o seu conhecimento no idioma, a cultura, gastronomia, o ambiente, as pessoas, o clima, as oportunidades e se você consegue se enxergar por mais tempo por ali e quem sabe morando para sempre no futuro.

Muitas vezes achamos que vamos ter muita dificuldade com a adaptação e quando chegamos no destino nos surpreendemos positivamente. Também acontece de acharmos que estamos arrasando no idioma, mas ao chegar percebemos que não é bem assim e que pode levar um pouco mais de tempo para entender melhor o sotaque local.

Vale lembrar que quando estamos fora, o julgamento que sentimos no Brasil, de que é preciso falar o inglês 100% correto por exemplo para alguém te entender, cai por terra também em uma viagem, porque as pessoas se esforçam mais do que você imagina para entender.

É claro que uma viagem exploratória é muito mais próxima de uma viagem a turismo, já que não existe o peso de uma rotina de morador, de tarefas do dia a dia, mas é um passo muito importante para você chegar com um olhar mais analítico de quem vislumbra um futuro naquele país. Se for possível, também é bacana aproveitar a oportunidade e conhecer cidades diferentes, nem sempre o lugar que você ouviu dizer que é bom, pode ser o ideal.

Como já diz o nome, a viagem exploratória é para investigar cada detalhe que faz a diferença na sua vida. Todas as informações e sentimentos te ajudam ao retornar, pois é possível traçar um plano mais realista ou se necessário até mesmo mudar a rota.


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar
User avatar
Sandro Luiz Martins
31 de Outubro de 2021 às 03:52
Madame Jana Santos_ Gratidão por vossa poderosa contribuição! Poderias tu indicar-me como adquirir conhecimento de possível gastos e seus números para essa curta viagem exploratória? Abraço forte do Boxeador Febesp.com.br Wink xo0ox

CERTIFICAÇÕES VITAL