ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

VOCÊ SABE AS DIFERENÇAS ENTRE BABYSITTER, NANNY E AUPAIR?

Estudo e Trabalho / Por Cacá Marrafon

Publicado em 19 de Fevereiro de 2021

Você já deve ter ouvido dessas profissões e percebido que todas elas têm um ponto em comum: são trabalhos que envolvem o cuidado com crianças. Mas você já parou para pensar a diferença delas? Se você está tentando entrar na área, hoje vamos explicar a diferença de cada uma e no final algumas dicas para procurar emprego.

BABYSITTER

Esse trabalho é casual, geralmente consiste em cuidar da criança/crianças por algumas horas enquanto os pais saem, geralmente no final de semana.
PRÓS: Você pode ter um trabalho com renda fixa e ser Babysitter para conseguir uma renda extra.
CONTRA: Você não vai ter uma rotina e é difícil prever com antecedência quantos trabalhos terá na semana.

NANNY LIVE OUT

A Nanny é aquela profissional que trabalha de forma integral na casa da família enquanto os pais trabalham, mas no fim do dia volta para a sua própria casa. Ela ganha por hora e a acomodação não está inclusa no pagamento. Essa profissional precisa ter a permissão para trabalhar mais de 20h semanais
PRÓS: É um trabalho que te dá uma estabilidade, com longas horas, permanente.
CONTRAS: Por ser integral, o estudante não pode aplicar.

NANNY LIVE IN

Você também pode se deparar com o trabalho de Nanny Live in, o trabalho é o mesmo, a diferença é que ela mora com a família.
PRÓS: Por morar com a família, você acaba economizando com acomodação e alimentação e tendo um padrão de vida um pouco melhor, já que as famílias geralmente em bairros mais afastados do centro.
CONTRA: Por outro lado, quando se mora com a família, você perde uma pouco a sua privacidade, já que na maioria das vezes não será permitido trazer visitas e você estará convivendo com a família 24h por dia, mesmo estando de folga.

AUPAIR

Diferente da Nanny, a Aupair é uma estudante que vem para o país conhecer a cultura e aprender a língua. Ela mora com a família e é vista como parte dela, como a irmã mais velha das crianças. O pagamento é semanal, como se fosse uma mesada e o valor é um pouco menos porque já vem descontados a acomodação e alimentação que estão inclusas no contrato. Algumas famílias disponibilizam até mesmo o carro para a Aupair nos finais de semana, isso depende muito de família para família.
PRÓS: A melhor forma de emersão na cultura do país, ver a rotina da família e aprender o idioma e expressões do dia a dia.
CONTRA: Assim como a Nanny live in, você também perderá um pouco da sua privacidade e terá de conviver no seu ambiente de trabalho mesmo não estando trabalhando.

DEMI PAIR

: Muito parecido com a Aupair, a Demi Pair é uma estudante internacional que trabalha e mora com a família, mas trabalha menos de 20h semanais em troca de acomodação e comida apenas.
PRÓS: Geralmente esses trabalhos além de serem por poucas horas semanais, eles são por curtos períodos de tempo, então é uma ótima para quem está querendo guardar um pouco de dinheiro ou está num momento de transição ou até mesmo para quem irá ficar por pouco tempo no país.
CONTRAS: Muitas vezes, por ser um trabalho de poucas horas semanais você não terá um salário no fim da semana, além disso, assim como a Nanny e a Aupair, você estará vivendo com a família 24h por dia.

ONDE ENCONTRAR TRABALHO:

Existem vários sites de trabalho na internet, mas não aconselhamos se inscrever para as vagas sem estar no país, há muitos muita gente mal intencionada se passando por famílias e isso pode ser perigoso.
Assim que chegar no país de destino e estiver regularizada para trabalhar, (por isso é tão importante levar uma quantia mínima para se manter nas primeiras semanas) comece a procurar em grupos de Facebook, sites com boas recomendações, pergunte na escola ou amigos se eles conhecem alguém que esteja “passando” a vaga. Muitas vezes o estudante está voltando para o Brasil e indica alguém de confiança para a família, e esse alguém pode ser você!

COMO MONTAR UM CURRÍCULO

- Primeira dica, NÃO MINTA! Muitas pessoas colocam habilidades e cursos que não tem somente para conseguir a vaga. Lembre-se que você estará sozinha cuidando de uma vida e com isso não se brinca!
- Coloque seu endereço, status civil, idade e endereço. Se você já cuidou de criança, mesmo que seja do seu irmão mais novo, primos, etc, vale a pena fazer uma observação;
- Se puder, invista em um curso de primeiros socorros, muitas famílias exigem esse curso e se você já o tiver, agiliza o processo;
- Se tiver carteira de motorista e prática em dirigir, você pode adicionar também;
- Habilidades como cozinhar, pintar, cantar, jogar jogos de tabuleiros contam e muito também.
- Não adicione fotos com crianças, as vezes os pais podem se sentir inseguros pensando que você também exibirá os filhos deles para estranhos;

NA ENTREVISTA


- Seja pontual, isso quer dizer, chegue 15 minutos antes do horário marcado.
- Você não precisa estar vestido para a entrevista como se fosse para uma vaga de escritório, mas cabelos arrumados e unhas limpas são essenciais, além disso não exagere no perfume e na maquiagem.
- Apesar da experiência contar muito, a família quer sentir se pode confiar em você, evite contar muito da sua vida social, festas etc. Lembre-se que você estará cuidando do bem mais precioso deles.

Apesar de parecer ser apenas mais um trabalho para pagar as contas, as vezes cansativo e estressante, trabalhar com criança é muito recompensador. Eles te ajudam muito no inglês no dia a dia, no dever de casa, você estará com eles nos momentos mais importantes, festas, aprendizados, brincadeiras e no final, tudo que fica são memórias e uma saudade imensa que com certeza, sinto lhe informar, não vai passar nunca, mas vai valer muito a pena.


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar
User avatar
Ana Claudia Balbino Dona
30 de Maio de 2022 às 14:07
Gostaria de fazer intercambio e trabalha no exterior

CERTIFICAÇÕES VITAL