ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Sobre recomeçar no intercâmbio

Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos

Publicado em 20 de Agosto de 2021

Você muitas vezes se pega pensando o quanto vale a pena recomeçar em outro país?

É normal que este seja um dos pensamentos mais frequentes quando decidimos realizar um intercâmbio de longa duração, principalmente quando se visa uma futura imigração.

Isso acontece porque algumas vezes estamos deixando ou dando uma pausa na nossa zona de conforto, que pode envolver além de estar próximo da família, uma vida com carro, casa e uma carreira estável para construir tudo de novo em outro destino.

É necessário sim resiliência para se adaptar a uma nova realidade, ter muito claro o seu propósito e seguir firme no objetivo final, sabendo que muitas vezes será necessário dar alguns passos para trás no início Ah! e sem falar nas dificuldades que irão surgir e que fazem parte da vida de todo mundo que mora no exterior.

Eu sei que muitas vezes você ou as pessoas vão se perguntar se vale a pena largar o emprego no escritório para trabalhar em um restaurante, por exemplo, mas só quem vive a realidade de morar fora entende o quanto certos sacrifícios são compensadores durante esse caminho.

É óbvio que para algumas pessoas pode não rolar essa mudança, isso porque eu sempre bato na tecla de que cada pessoa faz a sua história e que nenhuma experiência é igual a outra. É preciso respeitar as diferenças e o que para cada um é algo negociável ou não.

Vale a pena trabalhar arrumando camas em hotéis, dividir quarto, aprender inglês e ter a oportunidade de viajar para vários países da Europa? Se quando você pensa neste cenário e ainda assim segue com o sentimento de que sim, é isso que você quer, a chance de passar pelas diversidades de quem mora fora é muito maior.

Mas, se quando você pensa nisso e um incômodo muito grande te atinge, talvez seja a hora de avaliar se um intercâmbio de longa duração ou imigração é para você. Isso significa desistir do projeto de estudar fora? De maneira nenhuma! Existem vários tipos de intercâmbio, o de curta duração durante as férias pode ser uma boa saída para unir a realização do seu projeto e os valores que para você são inegociáveis.

Quer dizer que não existe outro cenário para mim? Claro que não, como eu disse, cada experiência é única e a sua chegada pode ser diferente, especialmente se já tiver um bom conhecimento do idioma.

Para cada pessoa existe um programa de intercâmbio compatível e talvez o seu recomeço não seja em outro país, mas seja no seu mesmo depois de viver uma experiência como essa, você já pensou nisso?


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL