ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Meu visto está vencendo e agora? Governo Irlandês dá lição de solidariedade

Estudo e Trabalho / Por Thaiz Beltrão

Publicado em 1 de Maio de 2020

Tags: Aeroportos Dicas Estudantes Intercâmbio Irlanda Passaporte Trabalho Viajar Visto

Olá futuro intercambista! Escolheu a Irlanda como destino e quer saber como andam as coisas por lá em meio a essa pandemia? Vêm saber como o governo está tratando os seus estudantes imigrantes, inclusive quem está com o visto irlandês vencendo.

Qual o país dos seus sonhos? Se você escolheu a Irlanda como futura casa, saiba que escolheu um destino no qual os governantes tem dado exemplo de política pública bem aplicada e proteção à população acima de qualquer economia. Isso tem ocorrido inclusive aos não europeus que lá residem como é o caso dos estudantes imigrantes.



Prorrogação dos vistos


Uma atitude que chamou bastante atenção foi à decisão de prorrogar os vistos de todos os estudantes cujo vencimento expiraria entre 20 de março e 20 de maio de 2020. Para que após tudo isso, eles tivessem a oportunidade de estarem dentro da lei pra decidirem se desejam continuar na Irlanda ou voltar pra casa. De acordo com o site oficial do governo “Esses vistos de estudante serão automaticamente prorrogados por dois meses a partir da data de vencimento original, tranquilizando assim as suas famílias que estão distantes”.

Atualmente, o Escritório de Registro da área (Imigração) de Dublin localizado em Burgh Quay está temporariamente fechado sem previsão de volta. Qualquer dúvida você, que já está na Irlanda, nessa situação, pode achar nas perguntas frequentes, nesse documento.



Auxílio Emergencial


Não podemos nos esquecer de que uma das primeiras medidas que o governo tomou, logo após decretar quarentena em março, foi entrar com o auxílio emergencial semanal. Essa ajuda é pra quem perdeu o emprego ou ainda teve seu trabalho paralisado.

Desta forma, o auxílio de 203 euros que teve inclusive um aumento pra 305 euros semanais foi uma das primeiras medidas de proteção pra manter a população em casa. Os serviços de extrema importância continuaram funcionando. Portanto, os supermercados reservaram horários especiais para que as pessoas idosas fizessem suas compras tranquilamente. Quanto a situação dos estudantes, o auxílio financeiro também foi aprovado. Muitos já estão recebendo e permanecem em quarentena em suas residências.



Recém chegados ao país


Aos que tinham acabado de chegar no país e não tiveram a oportunidade de fazer o visto IRP, foi liberado que guardassem um comprovante que tinham os 3 mil euros obrigatórios em mãos e que utilizassem a partir dali esse dinheiro pra se sustentar.

Além de tudo, o governo liberou um número de telefone caso você esteja sentindo os sintomas não precisasse sair de casa em busca de ajuda e sim a ajudar ir até você. O mais curioso, que fez questão de reforçar que qualquer pessoa que estivesse ilegal ou não documentada também teria acesso ao atendimento sem medo de perseguição. Uma lição de solidariedade colocando o ser humano antes de qualquer lei. Pois o momento é de união e não de lições. (Reforçamos sempre que a prática da ilegalidade não é benéfica e tem suas consequências)

Ainda tem dúvidas que escolheu o melhor destino pro seu intercâmbio? Esperamos que tudo volte ao normal o quanto antes e que a Irlanda siga dando esse exemplo de um país que ama sua população. O coração enche de orgulho de ter chamado essa ilha de lar por 2 anos!

Cuidem-se!

Fonte: http://www.inis.gov.ie/


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL