ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

INTERCÂMBIO EM 2020: 7 MOTIVOS PARA ESCOLHER GALWAY NA IRLANDA

Vida no Intercâmbio / Por André Silveira

Publicado em 13 de Abril de 2020

Tags: Cursos Estudantes Galway Inglês Intercâmbio Irlanda Qualidade de vida Trabalho

Antes de qualquer decisão a respeito de um intercâmbio, você precisa escolher a cidade que será o cenário para a realização do seu sonho. Quando surge a opção de estudar inglês na Irlanda, muitos pensam primeiramente em Dublin, por ser a capital e o destino mais conhecido pelos intercambistas.

Porém, os atrativos das cidades do interior têm despertado o interesse de cada vez mais estudantes de inglês. É o caso das cidades de Cork, Limerick, Galway, entre outras.

Mas em 2020, Galway sai na frente. E por quê? Destaco aqui 7 motivos para colocar Galway no topo da sua lista!

1 – GALWAY É A QUARTA MELHOR CIDADE DO MUNDO PARA SER VISITADA EM 2020

O ranking feito pela Lonely Planet, a maior editora de guias de viagens do mundo, colocou Galway na quarta posição entre as cidades que devem ser visitadas em 2020, ficando atrás apenas de Salzburg na Áustria, Washington DC nos EUA e Cairo no Egito.

Segundo a publicação, os atrativos de Galway são sua vida boêmia e artística, feirinhas artesanais, artistas de rua, bares com cores vibrantes com música ao vivo e muralhas medievais.

E um ponto importante, que faz de Galway tão bem colocada no ranking, é o fato de sediar um grande evento em 2020.

2 – GALWAY É A CAPITAL CULTURAL DA EUROPA EM 2020

Há mais de 30 anos, a União Europeia escolhe uma cidade (ou algumas) como Capital Cultural da Europa, e 2020 é o ano de Galway. O acontecimento não é um festival, mas uma mostra de eventos que se estenderá durante todo o ano, destacando a riqueza e a cultura de Galway e do seu povo. A maioria das atrações do ambicioso programa é gratuita, e será apresentada nas vilas, cidades, ilhas e em espaços e lugares surpreendentes e inesperados. Para quem gosta de cultura será um prato cheio. Diversos estilos de manifestações artísticas ocuparão as ruas e o ano.

É possível obter informações sobre o evento e baixar o programa com todas as atividades em https://galway2020.ie/en/programme/ e também, conhecer um pouco sobre a cidade e as festividades no vídeo “The Year is 2020, the Place is Galway”

3 – OPORTUNIDADES DE TRABALHO

O fato de fazer parte do ranking da Lonely Planet e de ser a Capital Cultural da Europa, faz de Galway um polo turístico em 2020, que estimulará a economia local e, consequentemente, o mercado de trabalho.

Para intercambistas, que possuem visto de estudante com permissão de trabalho, as oportunidades de emprego crescerão significativamente, sobretudo, no verão e no segundo semestre. Restaurantes, pubs e hotéis contratarão, sem contar as vagas específicas por conta do evento que serão abertas no decorrer do ano.

Uma alternativa interessante é trabalhar como voluntário no evento. Através dessa experiência é possível aprimorar o inglês, fazer contatos para outros trabalhos remunerados e vivenciar a experiência do intercâmbio de forma mais intensa. Maiores informações sobre voluntariado em: https://galway2020.ie/en/volunteering/

4 – NÚMERO DE BRASILEIROS

Por ser o destino economicamente mais atrativo para estudantes do Brasil (e com permissão para trabalhar enquanto estuda), a Irlanda, inevitavelmente tem muitos brasileiros. Porém, apesar de as cidades do interior receberem um número considerável de estudantes do Brasil, este volume é muito menor do que em Dublin.

Não adianta querer fugir de brasileiros, é igual ir pra Disney e não querer ver criança. São os “brazucas” que irão te ajudar quando você chegar, tanto a arrumar moradia quanto emprego. Mas pensando na evolução da prática do inglês, Galway terá um diferencial por conta dos eventos e dos turistas.

5 – ALUGUEL MAIS ACESSÍVEL

Nas cidades do interior a probabilidade de você encontrar uma acomodação com um bom curto benefício é maior. Por exemplo, o valor que uma pessoa paga para dividir quarto em Dublin (duplos, triplos ou mais), é possível encontrar quarto single em Galway. Ou seja, no interior, em geral, há opções com mais conforto do que na capital.

A média de aluguel de um quatro single é de 400/450 euros (dependendo da localização). Há também a opção de quarto compartilhado e de vagas em bairros mais afastados do centro, que são possíveis encontrar por valores menores.

6 – QUALIDADE DAS ESCOLAS

Diferente de Dublin, que há um número grande de escolas de inglês, em Galway só há quatro instituições de ensino, porém, todas muito bem conceituadas. Por conta disso, as escolas de Galway costumam ter valores um pouco mais elevados que a capital, pois não há escolas mais “básicas”.

Porém, se a sua ideia seria investir em uma boa escola em Dublin, os valores dessas escolas são similares aos de Galway.

As escolas são: Atlantic Language, Bridge Mills Galway Language Centre, Galway Cultural Institute e International House (inaugurada em 2019).

7 – CIDADE MUSICAL, CULTURAL E “VIAJÁVEL”

A cidade respira cultura, tanto nos pubs quanto nas ruas. Você vê músicos maravilhosos em cada esquina. Galway sedia uma série de eventos durante o ano, desde corridas de cavalos à festivais de cinema.

Para quem quer viajar, Galway fica há 2h30min de ônibus do aeroporto de Dublin (de onde saem os voos baratinhos da Ryanair), porém, também há o aeroporto de Shannon, no Condado de Clare (em torno de 1h de carro), com menos voos, mas também com passagens atrativas para alguns destinos específicos. A rodoviária de Galway fica bem no centro da cidade (em frente a Atlantic Language) e a estação de trem em frente a Eyre Square, a praça central da cidade (que também faz o trajeto até Dublin e outras cidades).

Saindo de carro (ou ônibus) de Galway é possível visitar o Parque Nacional de Connemara, Cliffs of Moher, além das cidades de Cork, Limerick, Athlone, entre outras, ou subir para Belfast na Irlanda no Norte, conhecer o museu do Titanic e, também, visitar as locações do seriado Game of Thrones.

A carteira de motorista do Brasil vale por um ano na Irlanda, e com ela é possível alugar um carro. Outra opção é contratar um transfer para pequenas viagens. Alguns brasileiros que moram em Galway fazem esse serviço e dividindo o valor por todos os passageiros, vale muito a pena.

E, a título de curiosidade, o clipe “Galway Girl” de Ed Sheeran com a atriz Saoirse Ronan, foi gravado pelas ruas e pubs de Galway. Confere aí pra ficar com água na boca com essa lindeza de cidade!

Clipe: Galway Girl (Ed Sheeran)

PARTIU GALWAY EM 2020?
INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL