ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Exigência de autorização de viagem para a Europa entrará em vigor em 2024

Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos

Publicado em 7 de Agosto de 2023

Tags: Dicas Estudantes Estudo Fronteiras Inglês Intercâmbio Intercâmbio de sucesso Notícias Visto

Brasileiros que desejem viajar para a Europa a partir de 2024, com estadia menor que 90 dias, precisarão solicitar de forma online o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem). A exigência da documentação, que já foi adiada diversas vezes, tem o objetivo de combater a imigração ilegal e aumentar a segurança dentro do bloco. Já para o passageiro, o tempo de espera e a fila na imigração tende a diminuir.

A exigência não é um visto, mas um documento que vai funcionar como triagem antes do embarque para entrar em qualquer país integrante do Espaço Schengen (convenção entre países europeus sobre política de abertura das fronteiras e de livre circulação de pessoas entre os países signatários).

O passageiro de posse do ETIAS poderá viajar pelos 30 países que compõem O Espaço Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.

A solicitação deverá ser feita online, através do preenchimento de um formulário no site: https://travel-europe.europa.eu/select-language?destination=/node/24

As informações solicitadas serão nome, endereço, detalhes do passaporte - que deve estar válido até três meses além da data de estadia pretendida - e ocupação atual. Também devem responder perguntas sobre viagens anteriores a zonas de conflito e condenações criminais. Após as informações serem enviadas, os dados serão verificados e o processo, que funcionará de maneira automática, não deve demorar mais que alguns minutos.

O viajante receberá por e-mail a aprovação da sua autorização, que deve ser feita com antecedência, para o caso de ser solicitado mais documentos ou se o pedido for negado, ter tempo hábil para recorrer da decisão.

O custo da autorização de viagem será de uma taxa de 7 euros e poderá ser pago com cartão de débito ou crédito. Menores de 18 anos ou maiores de 70 anos estão isentos do pagamento. Conforme dados da UE, o documento é válido por até três anos ou até o vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro. Quando um novo passaporte for emitido, o viajante vai precisar solicitar um novo ETIAS.

Quer saber mais? Agende um atendimento exclusivo com um dos nossos especialistas e saiba tudo sobre o seu projeto de intercâmbio.


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar
User avatar
slete correia
28 de Agosto de 2023 às 13:54
Eu embarco para a Italia dia 20 dezembro e volto no dia 10 janeiro para o Brasil, preciso aplicar?

CERTIFICAÇÕES VITAL