ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Como funciona o processo seletivo para uma universidade no exterior

Estudo e Trabalho / Por Jana Santos

Publicado em 29 de Julho de 2023

Tags: Estudo Inglês Intercâmbio Intercâmbio de sucesso

Diferentemente do Brasil em que após a conclusão do ensino médio você realiza um prova de vestibular que determina ou não a sua entrada na universidade escolhida, no exterior o processo seletivo para admissão de um estudante internacional consiste em algumas etapas.


1) Análise do histórico escolar

Em muitos destinos as universidades levam em conta o seu histórico escolar dos últimos quatro anos, ou seja, suas notas e além disso as atividades extracurriculares que você fez durante o ensino médio e carta de referência dos professores.

As atividades extracurriculares são para te conhecer não só como estudante, mas também como pessoa e por isso essas atividades vão demonstrar os seus interesses, no que você se dedica, ou seja em projetos sociais, comunitários, esportes, artes e idiomas.

2) Idioma

Os principais testes de proficiência aceitos pelas universidades de língua inglesa são IELTS e TOEFL. Será necessário apresentar um teste que demonstre sua capacidade para acompanhar as aulas no país do seu interesse.

O estudo do inglês com certeza deve ser um dos focos principais de quem pretende realizar um intercâmbio universitário no exterior.

3) Aplicação

O processo de aplicação é burocrático, já que as universidades solicitam muitos documentos, por isso, é indicado dar início neste planejamento um ano antes para ter um processo tranquilo e não perder a data do processo de aplicação.

4) Visto

Será necessário aplicar para o visto de estudante, o que também pode ser um processo burocrático com exigência de documentações específicas e até mesmo um prazo mais longo para avaliação da imigração quando acontece ainda no Brasil. Neste caso, entender como funciona todo o processo junto ao seu consultor de intercâmbio é muito importante.

5) Comprovações financeiras

Cada país possui regras com relação a comprovação financeira que demonstra recursos para se manter no destino, mesmo que este possua permissão de trabalho para o estudante, ou seja, além do pagamento do curso que pode ser total ou por termo, é também necessário que o seu planejamento financeiro esteja de acordo.


Quer saber mais? Agende um atendimento exclusivo com um dos nossos especialistas e saiba tudo sobre o seu projeto de intercâmbio.


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL