ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Como tirar sua carteira de habilitação na Irlanda

Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos

Publicado em 1 de Outubro de 2021

Sua CNH brasileira é válida na Irlanda durante 1 ano a partir da sua chegada, se acompanhada da Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é a tradução da licença brasileira e permite dirigir em outros países sem a necessidade de tirar a carteira de motorista na Irlanda.

Caso o seu visto seja de estudo com permissão de trabalho, ela não pode ser utilizada para trabalhar, para este fim, é necessário fazer o processo da habilitação irlandesa, que consiste em um teste teórico, solicitação da licença provisória e o teste prático de direção.

Vale lembrar que embora você já tenha experiência no Brasil, é necessário se acostumar a dirigir na mão inglesa.

O primeiro passo é a prova teórica, diferente do Brasil em que é exigido um curso, na Irlanda basta adquirir o material (17,99 euros) que conta com mais de 600 questões no site da DTT e agendar a prova quando se sentir preparado. Se você tiver interesse em aplicar para mais de uma categoria, por exemplo, carro e moto, você terá que solicitar um de cada vez.

A prova custa 45 euros, possui 40 questões de múltipla escolha que deve ser realizada em 45 minutos, sendo possível errar apenas cinco questões. Sendo aprovado, a próxima etapa é ir ao oftalmologista para realizar o exame de vista, o valor da consulta para este fim é em torno 30 euros.

Depois você receberá um certificado para aplicar para o learner permit (carteira de aprendiz), o valor a ser pago é de 35 euros e você terá permissão para dirigir na cidade acompanhado de alguém habilitado por pelo menos dois anos e nunca dirigir em rodovias.

Esta licença tem validade de dois anos e serve para treinar para a prova prática que pode ser solicitada após 6 meses da learner permit, você pode praticar com o seu próprio carro, basta colar o adesivo no vidro de trás com a letra L, o que sinaliza aos motoristas que você ainda está na fase prática.

Se você já for habilitado no Brasil, pode pular esta fase direto para a solicitação da carteira definitiva.

Com a carteira de aprendiz, também é obrigatório a contratação de 12 aulas práticas de uma hora cada com um instrutor autorizado, o valor das aulas fica por volta de 400 euros.

O teste prático deve ser agendado com antecedência, pois é bem concorrido, assim que você se sentir apto. O teste custa 85 euros e dura em torno de 30 minutos, o carro para a prática é de sua responsabilidade, ele deve estar em perfeitas condições, com seguro e todos os impostos pagos. Se você não possui carro, é possível alugar com a própria escola de direção ou conversar com o seu instrutor.

Após a aprovação, você deverá se dirigir ao NCT para solicitar sua carteira de motorista que terá validade de 10 anos e pagar a taxa de 55 euros. No primeiro ano, seu carro precisa ter o adesivo com a letra N, que significa que o motorista é iniciante.


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar
User avatar
KiloBisq
25 de Maio de 2023 às 13:45
Olha como as coisas funcionam numa economia livre. Bem melhor quando o estado interfere menos na vida do individuo.
User avatar
Wellington
17 de Agosto de 2022 às 10:50
Tenho a Habilitação Brasileira e a PID, posso dirigir aqui na Irlanda mesmo sem meu nome estar no seguro do carro de terceiros. ?
User avatar
Ivana
16 de Janeiro de 2022 às 03:12
Não tenho CNH no Brasil, mas tou indo estudar na irlanda posso tirar a carteira lá?
User avatar
Bruno
29 de Dezembro de 2021 às 11:43
Olá, adorei o artigo! Gostaria de saber se vocês tem algum link oficial que diz sobre isso.. Eu precisava antecipar minha renovação de CNH aqui no Brasil e eu preciso de algumas provas disso, logo, um link oficial ajudaria muito

CERTIFICAÇÕES VITAL