ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

COMO SABER SE SUA PROFISSÃO ESTÁ NA LISTA DE CRITICAL SKILLS NA AUSTRÁLIA

Estudo e Trabalho / Por Cacá Marrafon

Publicado em 8 de Janeiro de 2021

Quem nunca sonhou em ser residente de um país de primeiro mundo? Na Austrália esse sonho pode se tornar realidade. Aqui, assim como outros países, como Canadá e Irlanda possuem lista profissões prioritárias na hora da emissão de vistos. Essas profissões são escolhidas com base em habilidades que os governantes consideram essenciais para o desenvolvimento econômico do país. Com esse tipo de garimpo na hora de imigração eles tentam selecionar apenas profissionais com habilidades de interesse, os quais serão capazes de preencherem vagas de emprego que não seria possível apenas com trabalhadores australianos.
Na Austrália as skills de interesse são divididas em tres grupos:
· The Short-Term Skilled Occupation List (STSOL) que permite a permanência de até dois anos e é renovável apenas uma vez;
· The Medium and Long-Term Strategic Skills List (MLTSSL) permite a estadia de até quatro anos e após esse tempo você pode solicitar a tão sonhada residência;
· The Regional Occupation List (ROL) lista regional de profissionais que estão em falta.

Basicamente a divisão é feita de acordo com o tempo de permanência e a região de interesse. Então, na hora de procurar sua ocupação na lista é importante saber o tempo que se deseja ficar e a região onde pretende morar, pois esses dois pontos influenciam. Se este ano for seu ano de sorte e sua profissão estiver na lista de prioritárias para a imigração, então será possível se aplicar para a obtenção o visto de residente australiano, o que significa ter permissão para viver e trabalhar na Austrália.

Para conseguir aprovação em algum desses vistos, o governo criou um sistema de pontos que leva em consideração além da sua profissão estar na lista, resultados de testes de proficiêcia da língua inglesa, psicológicos e comprovação de experiência de trabalho, assim como a sua idade e seu estado civil e até mesmo se o seu cônjuge possui uma profissão qualificada, ter parente na Austrália, etc, tudo conta nessa corrida!

Quais as profissões estão nesta lista?


Agora que já sabemos o que é e quais são as vantagens que este tipo de visto proporciona, como saber quais as profissões estão na lista? Para descobrir, o melhor caminho é consultar os sites oficiais do governo australiano , a lista completa atualizada fica na página do site do Department of Home Affairs e pode ser obtido pelo seguinte link https://immi.homeaffairs.gov.au/visas/working-in-australia/skill-occupation-list. Você também pode consultar a página para dúvidas frequentes pelo link https://www.employment.gov.au/skilled-migration-occupation-lists-frequently-asked-questions .

Devido a pandemia do novo coronavírus, há uma alta procura por profissionais da saúde, em especial por enfermeiros. Porém outras áreas como; telecomunicações, engenharia e mineração, logística, agricultura, cuidadores de idosos também estão na lista de ocupações prioritárias. Contudo, caso não tenha achado sua profissão na lista, não se desespere, ainda há esperança! Como dissemos esta lista é atualizada de tempos em tempos e as profissões contempladas variam de acordo com a situação política e econômica do país. Logo se sua profissão não foi comtemplada esse ano, ano que vem pode ser seu ano de sorte!


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar
User avatar
Marcelo Emanoel
5 de Julho de 2022 às 16:05
Pensei que a Austrália foi primeiro mundo lá na Guerra Fria e hoje era um país desenvolvido.

CERTIFICAÇÕES VITAL