ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

8 Dicas para explorar Dublin e cidades vizinhas

Vida no Intercâmbio / Por Rosangela Miguel

Publicado em 15 de Abril de 2020

Tags: cafés Dicas Dublin Intercâmbio Irlanda Parques Praias Pubs Qualidade de vida Restaurantes

Dicas para aproveitar ao máximo, mesmo se você tem pouco tempo de estadia na capital Irlandesa

Com alguns minutos de pesquisa no Google sobre a Irlanda, você logo vai perceber o quanto a Ilha Esmeralda é cheia de coisas lindas e interessantes para fazer/conhecer. Como são muitas opções mesmo e seria injusto dizer que estarei falando sobre todas, então, já vou deixando claro que você ainda poderá descobrir muito mais, principalmente quando estiver explorando o país.

Vou me conter a lugares que conheci, principalmente na capital e cidades próximas. Assim, mesmo que você vá ficar um curto período, ainda poderá aproveitar muitas destas opções.

Então vamos lá!

1 – Andar pelas ruas

Sim, é isso mesmo. Parece bobo, mas caminhar pelas ruas de Dublin será com certeza uma atração maravilhosa. Isso porque você poderá encontrar muitos músicos tocando ao ar livre e já vou adiantando, não são músicos meia boca não. Em muitos casos você vai presenciar verdadeiros shows no meio da rua, com pessoas ao redor cantando e dançando. Sim, as pessoas participam mesmo, então dê uma paradinha também e aproveite. Vou apenas destacar algumas ruas que você precisa conhecer e a partir delas pode encontrar muitas outras atrações que te interessem, a famosa e central O’Connel Street, a Grafton Street e ao final desta aproveita para dar uma caminhada no lindo parque Stephen’s Green. Vale a pena também caminhar pela Grand Canal e conhecer a parte mais “moderninha” da cidade.

2 – Cafés

Aqui é uma dica bem pessoal e para quem, como eu, ama café. Dublin e as cidades vizinhas são cheias de cafeterias com cafés, chocolates, docinhos e outras coisinhas maravilhosas. Então vale a pena dar uma paradinha em um desses charmosos cafés e experimentar. Ou mesmo pegar o seu para “Take Away” que é o mesmo que o nosso famoso “Para viagem” e sair lindamente caminhando pelas ruas com aquela cara de europeu degustando o seu coffee. Eu particularmente adorava fazer isso! Haha ;)

Recomendações: Vou deixar dois lugares que estão guardadinhos no meu <3 caso você queira experimentar o café (e prove os chocolates também!):

Il Fornaio Enoteca - Este é um aconchegante restaurante italiano e que serve um café divino.

Butlers - E esta é uma rede grande de cafeteria, especializada em chocolates também e ela tem muitas lojas espalhadas pela cidade, vou deixar um endereço, mas você encontrará uma loja em todo lugar que for.

3 – Pubs

Sim, os pubs irlandeses são dignos da fama que têm. E eles são muitos, muitos mesmo, então será impossível conhecer todos. O que vale mesmo é dar aquela bela caminhada e ir entrando para conhecer e o melhor é que não paga nada para entrar. Sendo assim, você pode conhecer vários e escolher alguns ou um para tomar a sua pint. E se você não bebe, sempre terão as opções de refrigerantes, sucos e nossa tão famosa água. Mas para não te deixar perdido e sem rumo, vou listar algumas opções bem bacanas aqui:

The Quays – A melhor música ao vivo da região do temple bar e um dos mais tradicionais pubs de Dublin, vale uma passadinha por lá.

Buskers – Este é um queridinho também, além de tudo que você encontra num pub ele tem também mesa de ping pong e sinuca. Muitas partidas de futebol são transmitidas lá.

O´Reillys – Para quem gosta de Rock e doses de tequila baratinhas, este é o lugar perfeito. Há dias de promoção em que a dose chega a custar 1,50 eurinhos apenas.

McGowans Of Phibsboro – Ótimo ambiente, menos turístico que os outros, muito frequentado pelos irlandeses e é uma excelente opção para época de transmissões esportivas, como Copa do Mundo, Eurocopa e Olimpíadas, por que nesses eventos, sempre rola uma promoção especial.

Ginger Man – Este eu visitei apenas uma vez e foi justamente na época de Natal e fiquei encantada com a decoração do local. É realmente lindo e com clima super alto astral.

4 – Restaurantes com Groupon

Quer ir num restaurante chique sem gastar muito dos seus suados eurinhos? Isso mesmo, tem Groupon na Irlanda e todas as vezes que usamos a experiência foi ótima (eu e meu namorado usamos até em Londres). Então, sempre procure se há algum site que oferece cupons de desconto onde você está viajando, vale muito a pena e você pode experimentar culinárias diferentes em lugares bem bacanas. Nossa melhor experiência foi, sem dúvida alguma, a primeira vez que usamos o Groupon em Dublin e foi no Harrys on The Green, um restaurante/pub muito lindo e a comida era maravilhosa. Nós (eu e meu namorado) pegamos uma oferta que incluía 3 pratos (entrada, prato principal e sobremesa) e 1 drink por 25 eurinhos, então no gastamos somente 50 euros por um jantar maravilhoso. Então, anota bem essa dica e usa em todas as suas viagens a partir de agora. 

5 – Parques

Eles estão espalhados por toda parte e são muito lindos. Vocês já devem ter escutado falar do famoso Phoenix Park, onde é possível encontrar os veados. Mas além deste, o Stephen’s Green,o Fairview e muitos outros, quero destacar o Botanic Gardens. Este último é o meu favorito, porque além de ser o que estava mais perto da minha casa ele tem uma vegetação muito natural e que é a coisa mais linda. É uma ótima opção para quem ama plantas e flores e também quem quer um lugar mais tranquilo para relaxar e até ler.

6 – Trinity College, St Patricks Catedral e Christ Church

Esses 3 pontos são pontos fundamentais para qualquer pessoa conhecer na Ilha e junto com os pontos você vai conhecer um pouco mais da história da Irlanda.

A Trinity é uma das melhores universidades do mundo e tem uma biblioteca linda, que dizem que serviu de inspiração para a biblioteca do filme Harry Potter.

St Patrick´s Catedral e Christ Church são muito próximas e mostram a histórica ligação dos Irlandeses com a religião, além de serem símbolos de uma arquitetura medieval que você encontra em vários pontos da Irlanda.

7 – Praias – (Dun Laoghaire, Bray, Malahide e Howth)

Dun Laoghaire e Bray estão no mesmo sentido e você pode chegar nos dois casos de trem, então é possível até conhecer os dois destinos em apenas um dia. Pegando o trem em Dublin você passará primeiro por Dun Laoghaire, distrito de Dublin, área nobre e que é point dos Irlandeses no verão, onde certamente você sempre verá muitas pessoas pulando naquela água geladíssima. Dun Laoghaire fica a cerca de 20 minutos apenas de viagem de trem e as paisagens e clima deste lugar valem muito a pena a visita.

Seguindo, a cerca de 45 minutos de Dublin você poderá descer na cidade de Bray, uma outra cidade litorânea encantadora, com opções de restaurantes muito bons para comer o famoso Fish & Chips e frutos do mar, além da famosa trilha entre Bray e Greystones, que na primavera fica cheio de flores lindas e vai te render fotos incríveis.

No sentido contrário, ainda de trem, você poderá chegar a Malahide com uma viagem de cerca de 30 minutos apenas. Malahide é uma cidade linda e onde você ainda vai poder visitar um castelo (Malahide Castle) e o jardim que fica a sua volta, o lugar é enorme e muito lindo. É literalmente um parque com um castelo dentro dele, ótimo para um piquenique com os amigos no final de semana.

Também indo de trem ou até mesmo de ônibus você vai encontrar Howth, uma das praias mais lindas próximas a Dublin, além de toda sua beleza, a cidade ainda possuí uns penhascos incríveis, que você pode chegar por uma trilha e ter uma vista panorâmica da cidade, vale a pena.

8 – Acquazone – (Parque aquático)

Sim, isso mesmo que você leu! Tem parque aquático mesmo no frio da Irlanda. O Acquazone é um parque aquático com piscinas aquecidas e cobertas, de tamanho bem pequeno, mas muito divertido. O preço da entrada não é alto e a principal atração é o simulador de Surf, onde em uma prancha você desafia as ondas criadas pela máquina de ondas, são muito tombos e risadas, além de uma galera que você vê claramente que vai lá todo dia e fazem manobras mais radicais.

DICAS EXTRAS

• Se você vai ficar na cidade de Dublin por cerca de um mês ou mais, vale a pena comprar o seu Leap Card, que é o cartão para usar no transporte público. Isso porque, além das passagens saírem mais baratas, nos ônibus são aceitas apenas moedas, caso você queira pagar em dinheiro. Além de ser incomodo andar cheio de moedas ainda não dão troco, você pegará um papelzinho e precisará ir até a unidade do Dublin Bus para resgatar seu troco. Então, o cartão é realmente útil e você pode adquirir em qualquer loja de conveniência como Spar, Londis, entre outras (são muitas e tem em todo lugar). Para estudantes, existe o Leap Card de estudante, mas somente para que vai fazer um curso de longa duração.

• Sempre confira o horário de funcionamento dos locais e quais atrações estão abertas. Isso pode variar muito, principalmente durante o inverno e meio da semana. Então, para garantir que não dará nenhuma viagem perdida, fique atento a estas informações.


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar
User avatar
Vania Abreu
16 de Abril de 2021 às 21:31
Grata pelas dicas, ameiii!!

CERTIFICAÇÕES VITAL