ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

6 erros que você não deve cometer no seu currículo europeu

Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos

Publicado em 7 de Junho de 2021

Pensando em realizar um intercâmbio de estudo com permissão de trabalho na Europa e já de olho na possibilidade de conquistar um visto de trabalho na sua área para garantir sua residência no país?

Então anote essas dicas na hora de preparar o seu currículo e não caia nos 7 erros mais comuns que podem atrapalhar a análise do seu currículo pelo departamento de recrutamento e seleção das empresas.

1. Currículo não é livro


O currículo precisa ser resumido, se você tiver muita experiência de trabalho, limite aos últimos 10 anos e apenas mencione o que fez nos outros. A função do currículo é chamar a atenção do entrevistador, se for muito longo ele não irá ler, use-o como se fosse uma isca, coloque as principais informações resumidas de forma que ele se interesse e você tenha a oportunidade de ser chamado para uma entrevista.

2. Esquecer a carta de apresentação


Envie junto com o seu currículo, atenção a carta de apresentação não é um mini currículo. Ela deve ser marcante, pessoal e sucinta (de 2 a 3 parágrafos), o ideal é que seja uma carta para cada vaga destacando seus pontos fortes e o porque deve ser contratado para o cargo.

3. Referências


Desde maio de 2018 está proibido mencionar nomes e dados de contato de pessoas no seu currículo. Caso o recrutador peça esses dados lá na frente do processo, você poderá fornecer por escrito através de um email por exemplo, neste primeiro momento apenas coloque no final do “reference available upon request” (referências disponíveis quando solicitado).

4. Deixar um espaço no currículo sem explicação


Não deixe um período em aberto sem dizer o que você fez. Se esteve estudando, em viagem, cuidando de algum parente doente, trabalhando de forma autônoma, explique. O recrutador vai querer saber o que houve, então antes dele interpretar e gerar dúvidas, conte a sua versão de forma bem resumida (cuidado aqui para não cair no erro 1).

5. Não mencionar o mês


Quando você escreve que trabalhou de 2015 a 2020 em uma empresa fica muito vago, 2015 tem 12 meses, se você não mencionar exatamente o mês de início e fim o entrevistador vai ficar te perguntando na entrevista e você irá perder o tempo que seria para falar sobre como você é o candidato certo para o cargo disponível. Mesmo que tenha ficado pouco tempo no trabalho, coloque.

6. Não mencionar os resultados


Não caia no erro de fazer um currículo totalmente descritivo, você precisa se destacar e não apenas descrever as funções que aquele cargo precisa e o entrevistador já sabe. Os resultados são tudo aquilo que você adicionou de valor a empresa, o que você fez de diferença, resultados práticos e concretos como: cortou custo, gerou benefícios, aumentou número de vendas, conquistou clientes, criou, desenvolveu...

Com essas dicas o seu currículo estará no padrão correto e pronto para disputar as vagas. Boa sorte!


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL